Foto ip - Cidade da Alemanha em época do Natal.

 

TERAPÊUTICA OCUPACIONAL

(Espírito Kahena - Médium João Nunes Maia)

     Eis uma terapia grandiosa na vida, que existe em todos os mundos habitados; a terapia da ocupação. Mesmo que o doente esteja na cama, deve-se procurar algo, qualquer coisa útil, com que ele ocupe mais a mente. O enfermo que não tem ocupação adia a sua cura porque, geralmente, a sua mente se perturba com pensamentos negativos.

     O trabalho é a melhor terapia para o soerguimento da alma; mesmo no plano espiritual, é sempre o trabalho que nos leva a grandes conhecimentos. Não deixe de visitar os enfermos, não ficando somente na superficialidade das conversas; faça entrar em suas mentes assuntos elevados, e veja o que eles podem fazer de utilidade: certamente que pelas conversas saberá o que ele pode fazer com a mente, com as mãos e com a própria vida.

     A terapêutica de ocupação é remédio salutar, além de predispor o organismo para melhor assimilação dos medicamentos materiais. O próprio médico deve mudar de postura:  pelo  que  se  vê  nos  hospitais,  é  terrível  para  o  doente  a  mudez  de  alguns terapeutas ante os enfermos. Todos devem estudar profundamente a psicologia humana, para saber conversar com os que padecem. Às vezes, um pouquinho de conversa é caminho seguro para o restabelecimento dos sofredores. Jesus, conversando, curava todos os tipos de males, levantava caídos, restabelecia o enfermo, dava alegria aos familiares e ainda os ensinava a viver; e quando foi para o reino da Luz, deixou como herança o Evangelho para toda a humanidade, fonte divina de cuja sabedoria incomparável continuamos a desfrutar.

     Os que visitam os enfermos nos lares e nos hospitais devem se munir de alegria, de otimismo e, acima de tudo, de amor, para com eles irradiar constantemente o bem-estar espiritual, sem violência que lhes possa perturbar. Devemos ainda verificar o que estão fazendo do tempo que lhes sobra; mesmo aquele imobilizado pode ouvir os bons conselhos e se postar com paciência diante dos visitantes. É um trabalho muito bom; não deixe o doente usar a mente para coisas vãs; se ele pode ler, faça para ele essa caridade; se pode, procure entregar-lhe livros que lhe levantem o ânimo, frente às dificuldades por que passa.                                                                                                                                     

     A vida é cheia de problemas, infortúnios, e mesmo dores; mais a alma se encontra, acima de tudo, com a luz de Deus.

     Você não deve esmorecer, enfrentando tudo, porque Deus não iria criar filhos para padecer eternamente; somente o bem é verdadeiramente eterno, dentro da eternidade.

     Falando ao enfermo, lembramos-lhe de que onde quer que estiver deve ver, inicialmente, o próprio lar. Se o bem-estar material lhe agraciou com vantagens, não deixe seus filhos gozarem dos bens materiais sem trabalho, pois, certamente, por isso responderá mais tarde com lágrimas que queimam o coração. Desde pequenos, acostume-os a fazer alguma coisa útil. Não perca as oportunidades, pois o tempo passa. Tudo no mundo e na vida se move, ofertando algo aos que vivem. A natureza nunca para: onde você estiver a vida o convida para o trabalho; esse é o chamado de Deus, para o intercâmbio da vida, estimulando vidas. Quem abandona o trabalho, mesmo que desconheça essa verdade, já começou a morrer. A morte existe onde escasseia o labor.

     Não fique somente estimulando os outros para o trabalho; faça isso como exemplo, operando também. O exemplo leva muitos para o dinamismo da prática. O trabalho edificante é sempre luz nos caminhos. Observe a natureza: o que fazem as chuvas, o que realiza o sol, o ar, as águas, os animais, as plantas, os pássaros e os peixes? E os insetos? Desde o vírus até os anjos, cada um na posição que ocupa faz algo em nome de Deus. E os homens? Diante da consciência, você tem uma operação para realizar, e o trabalho com Jesus é vida com Deus.

     A terapêutica de encher o seu espaço de tempo, é tudo o que você pode querer para a sua e a nossa felicidade. Lembre-se de que Deus opera sempre e Jesus nunca parou..

PRÓXIMO                                                                                                                                                               INÍCIO